quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Twitter e Facebook são bloqueados por 54% das empresas dos EUA

Estudo da Robert Half mostra que 19% das empresas liberam as redes sociais para negócios, enquanto 16% admitem uso pessoal das ferramentas.



O acesso a redes de relacionamento como Twitter, Facebook e MySpace não é permitido em 54% das empresas dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Half Technology. O estudo, divulgado nesta quarta-feira (7/10), também mostra que 19% das empresas aceitam o uso de redes sociais para negócios, enquanto 16% admitem uso pessoal das ferramentas.

Apenas 10% dos 1.400 executivos de tecnologia - Chief Information Officers (CIOs) - entrevistados nesta pesquisa afirmam permitir acesso total às redes sociais durante horas de trabalho.

“Acessar redes sociais pode tirar a atenção dos empregados de outras prioridades, então é compreensível que algumas companhias limitem o uso”, diz o diretor executivo da Robert Half Technology, Dave Wilmer. “Para algumas profissões, porém, esses sites podem ser usados como ferramentas efetivas de negócios, e esse pode ser o motivo para que uma em cada cinco empresas permita seu uso para propósitos relacionados ao trabalho.”

Queda na produtividade
A Nucleus Research, empresa de pesquisas da área de tecnologia, divulgou em julho um estudo que aponta uma queda de 1,5% na produtividade de empregados que acessam o Facebook no ambiente de trabalho. A pesquisa também mostra que 77% dos 237 profissionais entrevistados, que possuem contas no Facebook, entram no site durante o expediente.

A pesquisa da Nucleus revela que “alguns” empregados passam até duas horas por dia no site, mas não especificara quantidade exata de pessoas que se encaixam nessa categoria. O estudo também aponta que um em cada 33 trabalhadores acessa o Facebook apenas no trabalho. Destes, 87% dizem não ter motivos profissionais para acessar a rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário